Se você trabalha com vendas online já deve ter ouvido falar do Google Shopping, a ferramenta de vitrine virtual de produtos das lojas cadastradas no Merchant Center. Mas se ainda não está familiarizado com esse recurso, não se preocupe, pois, vamos explicar tudo sobre esta plataforma importante para quem vende pela internet. Acompanhe a leitura a seguir!
O que é o Google Shopping?
O Google Shopping nada mais é do que um serviço do buscador que auxilia os consumidores na busca de produtos e comparação de preços, entre as mais diversas lojas cadastradas na plataforma.
Com funções muito parecidas com o do site Buscapé ou Zoom, por exemplo, o Google Shopping está integrado ao Google, deste modo, há vantagem de patrocinar os produtos para que eles apareçam no topo da página.
Além disso, é possível ir direito na aba “shopping” no site de pesquisa e procurar diretamente pelo produto de acordo com a marca, preço, itens disponíveis nas proximidades, promoção, cor e até mesmo o vendedor.
Google Merchant como ferramenta de gerenciamento do Google Shopping
O primeiro passo para incluir um produto no Google Shopping é cadastrando os produtos no Google Merchant, mas afinal de contas, que ferramenta é essa? Podemos definir o Google Merchant como um painel online em que as empresas gerenciam os itens à venda e definem como que eles aparecem no buscador e fazem as mudanças necessárias.
O intuito do Google Merchant é permitir o gerenciamento de todas as informações do produtos, como preço, tamanho, cor, fotos, marca, classificação dos clientes, entre outros conteúdos que podem ser exibidos nas pesquisas relevantes do Google Shopping.
É válido ressaltar que quanto mais detalhes tiver, melhor será para os resultados nas buscas, uma vez que, os mecanismos não são baseados em palavras-chave, mas, sim, nos atributos de cada produto. Entre as variáveis importantes de destacar estão:
- Nome do produto
- Preços promocionais
- Disponibilidade
- Medidas e dimensões
- Página destino da loja
- URL das imagens
- Identificadores exclusivos dos produtos
- Descrição
- Marca do produto
- Categorias dos produtos
Outros detalhes importantes de serem inclusos podem ser encontrados na Central de Ajuda do Google Merchant.
Por usar o Google Shopping?
Para entender como essa estratégia pode ajudar as empresas a melhorarem as vendas online, vamos mostrar, a seguir, os principais benefícios do Google Shopping:
Presença nas buscas de internet
Todo mundo quer aparecer nas buscas do Google, não é mesmo? Por isso acompanhar as tendências de marketing é tão importante para qualquer empresa que deseja intensificar a presença digital. E estar no Google Shopping oferece essa vantagem para quem vende produtos online.
Inserindo todas as informações necessárias e corretas na plataforma, o usuário tem maior possibilidade de chegar até o seu produto. Além disso, no Google Shopping é possível fazer anúncios, deste modo, dá para dividir espaço com os links patrocinados da empresa, fazendo com que aumente a exposição e até mesmo o tráfego no site.
Mais barato e mais eficiente que as outras mídias
O Google Shopping é uma ferramenta mais eficiente que as outras mídias, como por exemplo o Instagram e o Facebook, pois, por estar diretamente ligada ao Google, o usuário tem acesso aos produtos de forma mais ágil.
Além disso, em decorrência da pandemia, em abril de 2020, o Google anunciou que a ferramenta poderia ser usada de forma gratuita, o que antes não era possível. Ou seja, as empresas podem usar a plataforma sem investir capital, desde que cumpram os requisitos, como atualizar os dados dos produtos a cada 30 dias.
Outro ponto a destacar é que o anunciante economiza ao evitar os cliques irrelevantes, uma vez que, os produtos devem ter todas as informações importantes para que o usuário possa avaliar se deseja ou não o item, ou seja, se ele não tiver interesse não irá clicar no link.
Melhor experiência para o usuário
Fazer uma busca na internet quando deseja comprar algo é, basicamente, uma ação natural do consumidor. E com o Google Shopping isso se torna ainda mais cômodo, pois em apenas alguns segundo é possível ter todas as informações que necessita sobre o item e a venda do mesmo.
Sem contar pelo Google Shopping o usuário acessa menos páginas e podem concluir a compra de uma forma muito mais ágil.
Monitoramento das performances
O Google Shopping oferece relatórios completos sobre os produtos, possibilitando entender quais categorias geram mais cliques e conversões. E também é possível avaliar a concorrência e fazer comparativos de mercado.
Mais vendas
Com tantas vantagens que oferecem aos consumidores e recursos para as empresas, é natural que as vendas aumentem, especialmente porque as pessoas que chegam até a loja pelo Google Shopping estão mais propensas a compra, aumentando assim o número de conversão.
E quando o usuário chega na página da empresa, é importante que ele encontre um site moderno, uma boa usabilidade, facilidades para realizar as compras, informações de pagamentos, entre outras coisas que tornem a experiência ainda melhor.
Embora pareça ser uma tarefa trabalhosa, o Google Shopping é uma ferramenta muito importante para quem deseja vender produtos online. Optar por agência de marketing digital é um caminho mais fácil para fazer o bom gerenciamento da plataforma, estar sempre atualizado e realizar campanhas que tragam mais resultados.
A Agência Carti pode contribuir com as empresas traçando estratégias de vendas ainda mais eficientes pelo Google Shopping e contribuindo para melhor performance. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar o seu negócio a vender mais por este recurso!