vendas e conteúdo: por que essas duas áreas devem caminhar juntas?

Vendas e conteúdo: por que essas duas áreas devem caminhar juntas?

Existem muitas maneiras do consumidor saber mais sobre um produto ou serviço, seja por um anúncio online, mídia offline, até mesmo o boca a boca pode ajudar, mas, sem sombra de dúvidas, o conteúdo que a sua empresa produz ajuda a impactá-lo.

Pesquisas do setor mostram que empresas que apostam no conteúdo recebem 4 vezes mais visitas no site e geram 5 vezes mais leads.

Desse modo, podemos entender que o conteúdo se tornou um braço direito do setor de vendas da empresa e nos tópicos a seguir vamos explicar o porquê isso acontece.

Para saber mais continue a leitura!

Conteúdo ajuda a estabelecer confiança entre consumidor e vendedor

Quem trabalha com vendas sabe da importância que tem o cliente sentir confiança na hora da compra. Claro que existe todo um jogo de cintura da parte de quem está estabelecendo o contato com o consumidor, no entanto, quando há uma estratégia de conteúdo sendo trabalhada já é meio caminho andado.

Isto acontece porque o conteúdo já se encarregou de mostrar para o cliente o valor que existe na compra em questão. Ele entendeu por meio de informações relevantes a importância que isso tem para ele e como irá ajuda-lo no problema que precisa solucionar. Agora cabe ao vendedor manter o mesmo tom de voz para, enfim, de fato, realizar a venda.

Melhor relacionamento

Relacionamento é a palavra-chave do negócio. O consumidor irá se sentir muito mais a vontade quando houver um vínculo estabelecido. Mas não é possível deixar isso somente nas mãos do vendedor, porque a relação entre marca e cliente começa antes do desejo da compra.

Então, é por meio do conteúdo que é possível iniciar um vínculo que pode ser duradouro, desde que a marca consiga trabalhar bem isso, tendo uma estratégia de conteúdo e relacionamento bem traçada. 

Menor ciclo de vendas

O consumidor passa por diferentes estágios no funil de vendas e o conteúdo que a empresa produz ajuda a guia-lo nessa jornada, entregando valor e relevância para ele. Isso facilita muito o trabalho do vendedor, tornando o ciclo de vendas menor.

Afinal, o conteúdo precisa atrair o cliente para algum objetivo, neste caso, a compra de algo. Quando essa estratégia está bem alinhada, os vendedores conseguem ter um menor ciclo de vendas e isso é muito importante para o setor.

Contribuir com o follow-up

O follow-up nada mais é que o acompanhamento de um processo após a execução da etapa inicial. E usar o conteúdo nesse momento pode fazer total diferença. Ao invés de mandar um e-mail ou fazer uma ligação para saber apenas o feedback do cliente com relação a proposta, use esse momento para entregar mais valor.

Mostre que possui artigos no blog da sua empresa que respondem algumas dúvidas que foram levantadas pelo cliente na primeira conversa. Assim ele irá entender que a empresa possui autoridade no setor e isso contribui para que ele feche o negócio o quanto antes.

A estratégia de marketing como um todo deve ter a finalidade de aumentar as vendas e cada ferramenta e setor devem contribuir de alguma forma, por isso devem estar totalmente alinhados. Para saber como a Agência Carti pode ajudar sua empresa a melhorar as vendas por meio do marketing digital, entre em contato conosco clicando aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Posts relacionados