Conheça os riscos que a sua empresa corre ao não se adaptar ao GA4

Conheça os riscos que a sua empresa corre ao não se adaptar ao GA4

O Google Analytics teve seu lançamento em 2006, ganhando popularidade no mercado brasileiro por volta de 2010, quando a ferramenta estava mais avançada e profissionais buscaram certificações no produto.

Com a introdução do Google Analytics 4 (GA4), a empresa apresenta uma versão aprimorada e mais avançada da plataforma, oferecendo recursos poderosos e insights mais profundos. No entanto, muitas empresas ainda hesitam em migrar. Lembrando que desde 1º de julho de 2023, as propriedades padrão do Universal Analytics pararam de processar dados.

E como isso pode afetar o seu negócio? Continue a leitura para saber os riscos que você está correndo.

Prejuízo de dados e insights preciosos

Ao negligenciar a adoção do GA4, você está deixando escapar a chance de coletar informações valiosas sobre seus usuários e suas interações com seu site. Isso porque a ferramenta proporciona uma modelagem avançada, adotando uma abordagem centrada no cliente que possibilita uma compreensão mais aprofundada do comportamento em diversos dispositivos e canais. Assim, você pode perder insights cruciais sobre o engajamento do seu potencial consumidor, resultando em decisões de negócios menos embasadas.

Desafios na segmentação do público-alvo

O GA4 apresenta um novo modelo de eventos aprimorados, proporcionando maior flexibilidade e capacidade de segmentação. Ao evitar a migração, você estará restringindo sua habilidade de segmentar seu público com base em ações específicas que eles executam em seu site.

A capacidade de segmentação avançada desempenha um papel crucial em campanhas de marketing eficazes e deixar de explorar esses recursos pode resultar em estratégias menos direcionadas.

Ausência de suporte e futuras atualizações

O GAU representa uma versão mais antiga e à medida que o Google avança com o GA4, é provável que o suporte para a versão diminua progressivamente. Isso implica que você pode enfrentar questões de compatibilidade, a ausência de atualizações e até mesmo problemas de segurança.  Ao realizar a mudança, você garante estar em sintonia com os mais recentes aprimoramentos e recursos oferecidos pela plataforma.

Desafios na comparação de dados históricos

Postergar a mudança pode resultar em obstáculos ao comparar dados históricos com informações futuras. Embora a nova versão permita a importação de informações da anterior, a comparação direta entre as métricas e dimensões não é possível. Isso pode complicar a análise de tendências ao longo do tempo e dificultar a tomada de decisões com base em dados históricos.

Perda de vantagem competitiva

À medida que um número crescente de empresas realiza a transição e começam a explorar suas funcionalidades avançadas, aquelas que permanecem estagnadas correm o risco de perder sua vantagem competitiva. 

O GA4 disponibiliza recursos como aprendizado de máquina, insights preditivos e uma compreensão mais abrangente do ciclo de vida do cliente. Ao não adotar essas inovações, você pode se encontrar em desvantagem em relação aos concorrentes que estão plenamente aproveitando as potencialidades.

Estratégias de migração

Como visto, fazer a adoção da nova ferramenta evita riscos desnecessários, além de melhorar a mensuração, gerar insights e aprimorar a qualidade das próprias análises.

A transição ocorre de maneira ágil, mas demanda uma revisão minuciosa das tags e implementações para identificar as oportunidades de aproveitamento. Uma abordagem estratégica inclui a criação de um mapa de métricas, ou seja, a implementação modular em fases, planejando meticulosamente cada métrica a ser incorporada. Vale ressaltar a importância de iniciar a coleta de dados de forma ágil, prevenindo a perda de informações e ampliando a capacidade de mapear o histórico.

A Agência Carti traz em seu portfólio de serviços a migração do Google Analytics para o GA4. Com profissionais experientes para te ajudar, você faz uma transição suave e segura. Lembrando que ela não ocorre de forma automática. É necessário criar uma nova propriedade e taguear o site corretamente, por isso a importância de ter especialistas cuidando dessa estratégia para o seu negócio.

A Agência Carti já ajudou grandes marcas, como a Fundação Vanzolini, entre outros cases de sucesso. Estamos prontos para atendê-lo também!

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