Será que faz diferença para o negócio ser especialista ou generalista? Conhecer bem esses conceitos é importante para definir a estratégia de marketing digital da empresa. Mas antes de mais nada, vamos explicar o que cada uma dessas palavras significam para que não haja dúvidas sobre esses termos.
Generalista: a palavra abarca várias áreas, isto é, o conhecimento e o interesse se estendem a diversos campos. Um profissional generalista, por exemplo, interage com mais de um setor e possui habilidades e competências diversificadas, portanto, conhece uma vasta gama de assuntos. Na linguagem popular seria o “pau para toda obra”, uma vez que, ele sabe de (quase) tudo um pouco.
Especialista: Já esse conceito refere-se ao notório conhecimento sobre uma única área. Um médico, por exemplo, pode se especializar e ao invés de ser generalista, atua com um nicho específico, como a dermatologia ou cardiologia, entre outras linhas de estudos possíveis.
É possível aplicar esses conceitos no marketing digital?
Para exemplificar usamos os profissionais e suas possíveis áreas de atuação, no entanto, é viável utilizar esses conceitos nas estratégias de marketing das empresas. Muitas organizações adotam a postura de generalistas, pois enxergam algumas vantagens nesse tipo de abordagem, pois podem ser facilmente encontradas no mercado e é uma tática útil para o começo de funil.
Entretanto, quando as companhias se posicionam como especialistas elas mostram que têm domínio sobre o assunto e, consequentemente, se tornam autoridade no nicho que estão inseridas, passando muito mais credibilidade para o consumidor.
Vantagens de ser posicionar como especialista
Se posicionar como especialista em um assunto garante a empresa que ela se torne referência no setor, portanto, é possível trabalhar de forma mais consistente a confiança com o público, no entanto, existem outros benefícios, como por exemplo:
Conteúdos com informações mais precisas
Produzir conteúdo faz parte da estratégia de marketing digital, deste modo, um conteúdo mais segmentado e focado apenas em um problema contribui em uma oferta de informação de qualidade e aprofundada. Isso não acontece, por exemplo, com quem opta por uma abordagem mais generalista, pois os temas não trazem a profundidade que merecem, deste modo, são mais simplistas.
Abrange topo, meio e fundo de funil
O funil é uma tática utilizada no marketing digital que estimula os usuários a se tornarem clientes da empresa, no entanto, dentro desse escopo, cada pessoa se encontra em um momento diferenciado, logo, as dúvidas, abordagem, conteúdos e o atendimento são diferentes, pois deve-se respeitar cada fase que a pessoa está.
Quando uma empresa se posiciona como especialista no mercado, ela precisa, antes de mais nada, ter conhecimento profundo sobre a persona para entender, exatamente, o que um cliente busca. Deste modo, ao se especializar no nicho ela consegue ter mais eficácia em cada parte do fase do funil entregando exatamente o que cada pessoa busca de acordo com o seu grau de consciência sobre o problema.
Atendimento mais personalizado
Quem não gosta de ser atendido por uma empresa que compreende exatamente a necessidade do cliente e consegue oferecer as melhores soluções? Pois bem, se posicionar como especialista mostra que a organização detém o conhecimento sobre as melhores práticas e consegue ajudar o consumidor com mais eficácia.
Campanhas segmentadas
Uma clínica de dermatologia, por exemplo, pode atuar em diversas frentes, como dermatologia clínica, cirúrgica ou cosmiátrica (estética) e não há nenhum problema nisso, mas na hora de fazer campanhas em marketing digital é interessante escolher uma opção a ser trabalhada, no caso, o “carro chefe” da empresa e se mostrar especialista neste tema.
Se posicionar como generalista ou especialista fica à critério de cada empresa, mas é importante pensar qual é o perfil de cliente que o negócio tem e o mercado que está situado.
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