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Como o marketing digital ajuda na expansão de franquias?5 min read

  • agosto 30, 2021
  • Eduardo Gasparetto

Empresas que possuem um modelo de negócios baseados no sistema de franquias tem como principal objetivo o crescimento exponencial em unidades e lucratividade. É um setor totalmente baseado em prospecção, seja em franqueados ou no cliente final, isto é, aquele que vai consumir o produto ou serviço, de fato.

Não é novidade que o marketing digital se tornou muito importante para qualquer empresa, mas no caso de franquias é uma ferramenta vital para o negócio. Pois a expansão da marca por meio das vendas de unidades e o modelo de negócio oferecido ao franqueado estão, necessariamente, ligados ao jeito de se fazer marketing, uma vez que, tudo se torna uma consequência de uma estratégia bem executada.

Quem tem êxito em otimizar a verba de mídia e obter resultados efetivos na divulgação da empresa na internet e possui boas práticas de SEO, consegue acertar com sucesso no projeto de expansão.

Então, se você quer entender melhor como o marketing digital pode contribuir no crescimento de franquias, continue lendo os parágrafos a seguir.

Vantagens de investir em marketing digital na rede de franquias

Quando o assunto é franquia, cada oportunidade de venda vale ouro. No entanto, isso não significa que qualquer abordagem funciona. Já se foi o tempo em que a publicidade em massa fazia sentido. Quer vender? Quer ter sucesso na estratégia? Então, converse com quem tem interesse, de fato, no seu produto e/ou solução.

Imagine quantas publicidades você vê no dia a dia e quantas realmente chamam a sua atenção. Você só clica naquela que faz sentido para você, de acordo com o seu grau de interesse sobre o tema, não é mesmo?

Essa é exatamente a premissa do marketing digital, conversar diretamente com o público certo e usar a campanhas de mídia para atingir os clientes em potenciais. Desse modo, podemos dizer que o caminho para o sucesso e expansão é usar os canais e as abordagens corretas.

Com isso, o marketing digital pode contribuir das seguintes maneiras para a rede de franquias:

Investimentos flexíveis

Investir em marketing digital significa promover os produtos e/ou serviços em diversas plataformas, como o Instagram, Facebook e Google.

O grande diferencial desse tipo de campanha é a possibilidade de acompanhar os resultados e mudar a estratégia, caso seja preciso. Isso contribui para que as publicações sejam cada vez mais personalizadas, além de economizar, pois é possível pausar campanhas ou, se fizer sentido para o objetivo, investir mais capital em determinado anúncio.

Campanhas online

Se a estratégia não estiver cumprindo o objetivo desejado, isto é, os resultados não forem satisfatórios, é possível analisar junto com a equipe de marketing os indicadores para entender melhor o que precisar reorganizar ou focar mais.

As campanhas online podem ser acompanhadas em tempo real, por isso a mensuração dos números que dizem respeito a conversão, ROI, custo por lead, entre outros que ajudam a medir o desempenho da estratégia, são tão importantes. Isso não seria possível em campanhas de mídia off, como é o caso de outdoor, televisão ou rádio, por exemplo.

Análises de persona, concorrentes e mercado

A análise desses três fatores é importante para a estratégia dar certo, seja para as campanhas ou produção de conteúdo. Afinal, para quem você está vendendo? Quem são os concorrentes? E quais são as informações importantes sobre o mercado que a empresa atua?

Não existe empresa que obtenha êxito sem um estudo amplo desses pilares. E quando se trata de franquias, é preciso que se tenha certeza de que o negócio pode ser replicado para que essa informação seja trabalhada de forma contundente no marketing digital.

Sites e blogs focados em conversão

O conteúdo é uma parte importantíssima para o site e blog e deve ser pensando e trabalhado com foco na conversão. Artigos bem-produzidos, com materiais relevantes e que ajudem a sanar dúvidas da persona, conseguem atrair público e desenvolver uma grande audiência, tudo isso levando em consideração práticas de SEO, como o uso de palavras-chave e otimização de URLs.

Já no site, é preciso elimina qualquer erro que atrapalhe a experiência do usuário. O visitante deve encontrar com facilidade as informações que procura, especialmente quando houver campanhas em andamento.

Criação de comunidade e engajamento

Ter uma comunidade engajada é uma estratégia excelente para criar oportunidades de negócio.

E tão importante quanto atrair possíveis franqueadores é manter um bom relacionamento com a persona. Isso inclui algumas ferramentas que podem ajudar nessa comunicação: uso das redes sociais (aquelas que fazem sentido para o negócio); e-mails, para estabelecer uma comunicação direta; webinar, que permite interação ao vivo, além de outros recursos.

Plano de marketing faz parte da formatação de franquias

O plano de marketing compõe o processo de formatação de franquias, pois é uma parte fundamental para que se atinja o objetivo de crescimento durante o período determinado. Então, ao lado da equipe de marketing é preciso pensar na meta de expansão e no fortalecimento de marca, para atrair os investidores certos para o negócio.

Se interessou pelo tema e quer saber mais sobre como o marketing digital pode ajudar na expansão da sua marca? Entre em contato com a Agência Carti e veja como se tornar referência no mercado.

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